FONOAUDIOLOGIA AMBULATORIAL
(Avaliação e atendimento fonoaudiológico)

Voz

É um som produzido na laringe através da vibração das pregas vocais, que realizam seu movimento graças ao fluxo de ar que vem dos pulmões durante a expiração e a ação dos músculos da laringe.

A terapia vocal visa tratamento clínico dos distúrbios da voz, como também o aprimoramento da estética vocal.

Procurar atendimento quando: sentir ardência / dor de garganta / pigarro constante / cansaço ao falar / perda de voz ou roquidão.

Fala

A criança aos 4 anos praticamente já consegue falar todos os fonemas da nossa língua, mas antes disso é possível perceber se a criança tem alguma dificuldade de se expressar.

Comprometimento nesta área seria qualquer problema nos órgão da fala, como: má postura da língua, uma deglutição errada, respiração bucal, troca , omissões, ou acréscimos de fonemas ( letras).

Na escola criança que fala errado, normalmente irá escrever errado e consequentemente irá ter dificuldade de aprendizagem e no convívio social.

Motricidade Oral

É a área da Fonoaudiologia em que se realiza a prevenção, a avaliação, o diagnóstico, a habilitação e a reabilitação das estruturas orofaciais e de suas funções, como a respiração, fala, mastigação e deglutição e no caso dos bebês a sucção.

Estética Facial: Através de exercícios específicos de motricidade oral o trabalho fonoaudiológico será de fundamental importância para manter o equilíbrio e o bom funcionamento das estruturas orais e faciais, obtendo-se rigidez dos tecidos moles, atenuando e prevenindo marcas de expressão.

Linguagem

São conceitos absorvidos do meio ambiente através dos órgãos dos sentidos, processados no sistema nervoso central e com expressividade através da emoção, fala e escrita.

Caso o indivíduo tenha ou venha a ter algum comprometimento neurológico, psiquiátrico, psicológico, visual e/ou auditivo, ele irá ter dificuldade de expressão tanto oral quanto escrita, terá dificuldade também de completar seu pensamento e consequentemente de aprendizagem.

Para simplificar o conceito de linguagem, este pode ser entendido como o pensamento, que pode ser expresso através da escrita, gestos, expressões faciais e a fala que tem como personalidade a voz.

Audição

Com os deficientes auditivos o Núcleo desenvolve um trabalho voltado para a reabilitação oral e auditiva, aproveitando o resíduo auditivo da criança com amplificação. O trabalho é individual, em grupo, com orientação à família e à escola.

A filosofia utilizada é oralista com recursos da dramatização, e expressão corporal.

Acreditamos que todas as crianças mesmo com diferentes graus de perda auditiva tem o direito e merecem a oportunidade para desenvolver suas habilidades auditivas, e se comunicar com sua família e com o mundo.

Reabilitação Vestibular Labiríntica

Atendimento individual, onde são elaborados exercícios de acordo com a avaliação de cada indivíduo. O objetivo principal é aumentar a capacidade do sistema de equilíbrio e diminuir a intensidade das tonturas e vertigens.

t